Capítulo Maçons do Real Arco - Fraternidade 17

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
Maçonaria do Rito de York - Rua Cândido Tostes, nº 212 – fundos CEP: 36016-030 / CP.: 017 Bairro: São Mateus

simbolo cap

simbolo cap

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Matematicamente inexato

“[...] três graus e somente três, isto é, Aprendiz, Companheiro e Mestre, incluindo o Sagrado Real Arco [...].” Então são quatro, e não três, correto?
O conceito de grau lateral é anterior à União de 1813. E diz respeito ao Grau de Mestre! Não se surpreenda. Hoje, a Maçonaria é uma Instituição consolidada, cada coisa em seu lugar. Mas levou tempo para que isso acontecesse. O mesmo Coil reporta que somente em 1731 o Grau de Mestre é referido na Canongate Kilwinning Lodge. E outras Lojas escocesas só o conheceram em 1760!
Desse tratado, por motivos políticos, o Sagrado Real Arco foi feito “um grau lateral”, uma modificação que distanciou a versão inglesa da forma original. Hoje, quando as duas formas (a original e a modificada) estão estabelecidas, são consideradas regulares e convivem em amizade, não é o como, mas o porquê é que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DA SECRETARIA

1)Solicitamos a todos nossos Companheiros integrantes, a se afiliarem ao blog como havia sido feito ao site.

2) Secretaria solicita que os Companheiros integrantes, façam contato confirmando suas datas de iniciação dos graus do Real Arco, Críptico e do Templário.

Ordens do Capítulo

Capítulo Fraternidade nº 17 - Cap MRA

Conselho Liberdade nº 15 - Conselho Críptico

Comanderia Caxias - Comanderia Templária