Capítulo Maçons do Real Arco - Fraternidade 17

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
Maçonaria do Rito de York - Rua Cândido Tostes, nº 212 – fundos CEP: 36016-030 / CP.: 017 Bairro: São Mateus

simbolo cap

simbolo cap

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Veio de fora, olho nele!

O Real Arco foi o primeiro desses Altos Graus. É incerto se veio da Irlanda (onde há as primeiras referências ao grau), Escócia ou França. O importante é que, quando surgiu uma segunda Grande Loja em 1751, autodenominada Os Antigos e fora da tutela do establishment, esta “adotou” o Real Arco como um diferencial, a “perfeição e consumação do Terceiro Grau”. Enquanto isso, a Grande Loja rival, a original de 1717, apelidada pejorativamente de Os Modernos, não o aceitava nem a pau.
Com o tempo, as atitudes foram se abrandando. Em 1813, os jacobitas eram apenas uma memória. Entretanto, ainda assim, quando as duas Grandes Lojas, Antigos e Modernos, se fundiram na Grande Loja Unida da Inglaterra, persistiu a velha desconfiança – e o Real Arco inglês foi colocado, como um grau “lateral”, sob a tutela da nova Grande Loja, sob a vigilância rigorosa do Augustus Frederick, duque de Sussex. Por 30 anos dono absoluto da Maçonaria inglesa, Sussex impediria os Altos Graus. O Supremo Conselho inglês somente seria estabelecido em 1843. E o Grau de Mestre de Marca somente seria permitido como “uma graciosa adição ao Grau de Companheiro” em 1856.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO DA SECRETARIA

1)Solicitamos a todos nossos Companheiros integrantes, a se afiliarem ao blog como havia sido feito ao site.

2) Secretaria solicita que os Companheiros integrantes, façam contato confirmando suas datas de iniciação dos graus do Real Arco, Críptico e do Templário.

Ordens do Capítulo

Capítulo Fraternidade nº 17 - Cap MRA

Conselho Liberdade nº 15 - Conselho Críptico

Comanderia Caxias - Comanderia Templária